Quem é Tereza Fujii?
Estudei no colégio Nossa Senhora de Lourdes até a quinta série. Terminei o primeiro e segundo grau no IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul), na época ETP (Escola Técnica de Pelotas), onde entrei com a primeira turma de mulheres, no Curso de Pedagogia. Meu primeiro trabalho foi ser Professora Municipal, no Passo dos carros, na Escola Maria Delfina, no Orfanato Reverendo Severo. Ao mesmo tempo trabalhava na primeira empresa de Processamento de Dados de Pelotas, chamada Servidata. Essa empresa trabalhava para as prefeituras da região e fazia compensação de cheques para o Banrisul.
Em 1978 fiz concurso para a UFPel onde fiquei trabalhando por 40 anos, sempre na área de informática. Quando cheguei na UFPel já existia uma associação chamada Absurgs, ligada a UFRGS. A partir dela começou a discussão para formar uma ainda associação para a UFPel. O ASUFPel então é criado em 1979. Até meados dos anos 1990, minha participação se deu como sócia e nos grandes movimentos que a categoria já fazia.
Em 1993, morei durante dois anos no Japão e isso me trouxe um aprendizado diferente sobre respeito, valorização do trabalhador e importância do Sindicato como representante dos trabalhadores. Na volta comecei a participar mais efetivamente do movimento sindical, fui Coordenadora de Aposentados, de Administração e Finanças e três vezes Coordenadora Geral do ASUFPel e Coordenadora de Aposentados e Assuntos de Aposentadoria da FASUBRA.
Fiquei por três anos fazendo trabalho com aposentados na cidade, quando cursava o curso de Serviço Social, um tempo no CETRES da Universidade Católica, depois com o Grupo de Aposentados da cidade na ABAPP (Associação Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Pelotas), onde participei da proposta para a reforma, e por último com o grupo de Aposentados na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Padre Ozi), no Bairro Simões Lopes.
Sou formada em Gestão Pública com Especialização em Gestão de Pessoas, e hoje estou Aposentada!